Pirâmide financeira: como ela surgiu? Quem inventou esse golpe?
-
Nicholas McCarthy, CIO do Itaú Unibanco: Brasil pode se beneficiar com efeitos do tarifaço de Trump
-
'Não consigo apostar contra bolsa americana', diz gestor que vê dólar dominante por 50 anos
-
'Melhor ficar aplicado em juros neste momento', diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa
Como surgiram os esquemas de pirâmide financeira? A história mais conhecida é de 1920 e aconteceu nos Estados Unidos.
Charles Ponzi usava cupons postais internacionais para enganar investidores e arrecadar dinheiro. E, claro, prometia retornos muito altos para quem investia. Para você ter uma ideia, ele prometia retornos de 50% em 45 dias e de 100% em 90 dias.
As primeiras pessoas que investiram no esquema do Ponzi de fato receberam esses retornos. Então, na base do boca a boca, um monte de gente queria investir com ele.
Ele ficou tão famoso que esse tipo de fraude é conhecido como esquema de Ponzi. As fraudes dele foram denunciadas por reportagens do jornal Boston Post. O Ponzi foi acusado de fraudes e acabou preso em 1920.
A primeira pirâmide financeira nasceu em Boston
Mas o primeiro registro desse tipo de golpe é de 1878, na cidade de Boston. E a golpista era uma mulher, acreditam? Ela se chamava Sara Howe e dizia ajudar as mulheres a investir sua grana. É claro que ela prometia retornos mirabolantes: 100% em apenas nove meses.
A Sarah Howe também acabou na cadeia e também foi descoberta por jornalistas, que denunciaram todo o esquema dela de pirâmide financeira. Ela ficou presa por três anos, foi solta, mas não resistiu e deu o mesmo golpe de novo. E, claro, foi pega no flagra de novo.
Leia a seguir