Energisa S.A. (ENGI11)

Powered by TradingView
Com expertise em distribuição e transmissão de energia que ultrapassou os 100 anos de existência, a Energisa (ENGI11) se autointitula como o “grupo empresarial do setor elétrico com capital 100% nacional”.
Criada em 1905 no interior de Minas Gerais, a companhia já passou por diversas transformações a fim de se adaptar às diversidades do território brasileiro. Afinal de contas, a Energisa (ENGI11) atua em todas as regiões do país.
Vale saber, aliás, que em 1097, a Cataguazes-Leopoldina (nome da empresa naquela época) foi a terceira sociedade anônima a ter o seu registro na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Números da Energisa (ENGI11)
Inclusive, a companhia se tornou Grupo Energisa apenas em 2008. A seguir, então, você confere os principais números da ENGI11. Veja só:
- A Energisa (ENGI11) está em 863 munícipios brasileiros;
- Portanto, a companhia cobre 97% do território nacional, menos Roraima;
- A empresa atende 20 milhões de clientes;
- Institucionalmente, a Energisa (ENGI11) possui 16 mil colaboradores;
- Em 2022, a empresa pagou mais de R$ 7,7 bilhões em impostos;
- Já em 2023, a ENGI11 investiu mais de R$ 53 milhões em projetos socioculturais.
Expansão no mercado sustentável
Recentemente, em 2024, o Grupo Energisa (ENGI11) adquiriu 51% da Norgás, uma holding que tem participação em distribuidoras de gás canalizado em quatro Estados do Nordeste.
De acordo com informações da empresa, essa aquisição reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento da região Nordeste do país. Além de consolidar sua atuação no mercado de gás natural, biogás e biofertilizantes. Desse modo, segundo a Energisa (ENGI11), a empresa apoia a expansão de soluções energéticas de baixo impacto ambiental.
Leia a seguir