O que é uma reserva de emergência?

Pode parecer papo de coach, mas é importante ter uma reserva de emergência. Visto que imprevistos acontecem e tomar sustos com grana é desagradável. Para não dizer outra coisa.
Por exemplo: quem é que poderia imaginar que a gente viveria uma pandemia de mais de dois anos? Vários setores da economia sofreram com isso, como o pessoal da música. Por causa disso, de repente, os shows, eventos, casamentos, enfim, tudo parou. E a gente não tinha ideia de quando voltaria ao normal. Contudo, quem tinha uma reserva de emergência, sofreu um pouco menos. Quem não tinha, ai ai ai.
Mas ela não é útil só em caso de catástrofes mundiais. Aliás, qualquer um pode bater o carro, certo? Ou pode aparecer de surpresa um vazamento. E quem nunca derrubou o celular na privada?
Então, amigos, a lição desse episódio é: tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.
Veja mais conteúdos da Inteligência Financeira:
Dicas para sua reserva de emergência
Todo mundo precisa ter uma reserva de emergência, e criar uma nada mais é do que guardar dinheiro para ter de onde tirar se rolar um imprevisto.
Para começar: se esse dinheiro é a garantia de tranquilidade, não corra riscos. Fique perto da segurança, longe da volatilidade e garanta liquidez. Com uma emergência você precisará do dinheiro pra já, não dá pra esperar.
Como montar uma reserva de emergência rapidamente?
Muito se fala dela, mas para quem ainda não tem esse colchão de segurança, será que é possível montar uma reserva rapidamente? Para sobre esse assunto, Anne Dias, editora da IF, conversa com Sigrid Guimarães, sócia-fundadora e CEO da Alocc Gestão Patrimonial, e especialista em finanças pessoais.
Investe em LCIs? Financeiras poderão emitir títulos isentos de Imposto de Renda
Decisão do Banco Central ajuda a impulsionar o mercado de crédito imobiliário no país
Quais os melhores investimentos após nova alta da Selic e manutenção dos juros nos EUA
Lucas Queiroz, estrategista-chefe de renda fixa do Itaú BBA, e José Maria da Silva, coordenador de alocação e inteligência da Avenue, discutem como posicionar a carteira agora
Mesmo em alta, bolsa de valores brasileira não anima os maiores gestores de São Paulo e Rio
Nem rali recente do Ibovespa, nem ciclo de Selic perto do fim são suficientes para atrair os gestores para a renda variável
IFIX vai à máxima em 12 meses; veja os melhores FIIs para investir
Quais os melhores fundos imobiliários para investir hoje e aproveitar a máxima do IFIX, que volta a maior cotação em 12 meses?
ETF de renda variável é alternativa para investidor ‘menos sofisticado’, diz gestor de R$ 9,5 bi
A opinião é de Alexandre Rezende, sócio-fundador da Oceana Investimentos, asset que administra R$ 9,5 bilhões
Além do básico: como melhorar a carteira de renda fixa sem sair do perfil conservador?
Saiba como melhorar a estratégia de investimento com isenção de IR, diversificação e travamento de taxas atrativas
Como e por que a taxa de juros nos EUA afeta os investimentos no mundo todo?
Entenda por que os mercado globais acompanham de perto o movimento dos juros americanos
Hurst lança investimento alternativo com renda de 19% em dólar e cashback de Imposto de Renda
Produto tem rentabilidade anual projetada de 19% em dólares, podendo chegar a 30% ao ano
Melhores ETFs no radar: quais valem a pena com juros (ainda) altos e incertezas econômicas?
Com a Selic elevada e um cenário interno instável, especialista aponta quais tipos de ETFs oferecem proteção e diversificação neste momento
Selic chega a 14,75%: saiba onde investir agora
A resposta sobre onde investir antes de a Selic cair está na boca de todos os analistas: prefixados de prazos mais longos; mas há riscos
Saiba quais títulos isentos de IR o BTG recomenda para clientes de alta renda em maio
Atualização do portfólio inclui papéis de Rede D'Or, Armac e Hélio Valgas, enquanto ativos da JHSF e da Equatorial Goiás deixaram a carteira